22.3.12

IMPRESSÕES SOBRE O DAYTONA BIKE WEEK

Entre 9 e 11.março.2012
a) Este foi o 75º Encontro Motociclístico de Daytona, que é realizado desde 1937. É um evento mega, com organização profissional tipicamente americana. Não é de se estranhar que 99% das motos sejam Harley Davidson, orgulho e paixão do motociclista norte-americano. Um ambiente de alegria, sem violência, com várias gerações de motociclistas perambulando de um lado para outro na maior paz. Pais, esposas, filhos, netos e papagaios andam juntos pelas calçadas, muito atentos à cada moto estacionada, sempre um bom motivo para comentários.
b) NÃO É PERMITIDO usar coletes com identificação de motoclubes. Pretende-se com isso evitar  discórdia entre os diferentes agrupamentos de motociclistas. Nos EUA é comum rivalidades entre motoclubes e no Daytona Bike Week a harmonia é norma respeitadíssima.
c) O evento é esparramado e ocorre simultaneamente em muitos lugares diferentes. Fomos a 4 deles,  conforme descrição a seguir: 

1) Na Main Street, uma rua de aproximadamente 2 km de extensão, onde só é permitido trafegar motos e pessoas a pé, acontecem os shows e a farra. Há muitas lojinhas e barracas que vendem basicamente camisetas, casacos, coletes, patchs, bolsas, etc. Se você quiser comprar um capacete ou uma bota de qualidade, ali não é o lugar. Mas se quiser encher a cara, ouvir blues e rock de primeira, este é o point. Mulheres belíssimas dançam sobre os balcões, mas não há nudez como muitos pensam. Só umbigos e pernas de fora (não postarei fotos). Os bons bares têm seus palcos exclusivos, por isso é possível ouvir uma gama de shows em diferentes estilos numa mesma noite, enquanto se bebe um jack daniels ou uma budweiser.





(fotos na Main Street)

2) Na entrada do Autódromo de Daytona é onde se pode fazer boas compras. A única concessionária no local é da Harley e, pasmem, ele deixam fazer test drive em quase todas as motos em exposição. Em Brasília, a concessionária não nos permite sequer sentar numa moto. Tinha fila para pilotar a V-Rod. Para engrossar o caldo, representantes de capacetes de marca, de escapamentos, profissionais de customização, etc. ficam sediados ali. Cada um com uma área respeitável para expor seus trabalhos. Um espetáculo para os apaixonados por motos e triciclos. Nem é preciso dizer que o local possui praça de alimentação e tudo que um cidadão faminto e sedento merece. Vale ressaltar que dentro do autódromo tem competição de motocross à noite.



(fotos no Autódromo de Daytona)

3) No lado oposto da entrada do Autódromo de Daytona ficam os estandes das demais concessionárias: Yamaha, Suzuki, Kawazaki, Honda etc (Harley não). Ali deu para ver alguns modelos que chegarão ao Brasil sabe-se lá quando (ou nunca). Conhecer o preço que se paga numa moto por aqui faz a gente ter vontade de chorar. No Brasil qualquer moto custa aproximadamente 3 vezes mais que nos EUA, ou  mais do que isso, a depender do modelo.


(fotos do outro lado do autódromo)

4) Na loja Harley Davidson, cerca de 20 milhas de Daytona Beach, é outro local inflamado e muito visitado pelos harleiros. As opções de customização desta moto são fantásticas! Sem qualquer exagero, existem nesta loja pelo menos 20 mil itens diferentes para venda imediata. É muito difícil ver uma Harley 100% igual à outra, por conta desta facilidade de se encontrar acessórios próprios para a personalização das máquinas.



(Elvis Presley, em bronze)



(opções para painéis de Harley)

(fotos na Loja da Harley Davidson)

Um comentário:

  1. Anônimo12:36

    Viajei junto, curti as boas vibrações.
    Beijos prá você e Rosane.
    Nanci

    ResponderExcluir